sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Sobre a fotografia

Hoje estou postando alguns trechos do livro "Sobre Fotografia" de Susan Sontag. Particulamente é um livro que eu gosto muito, além de ter sido minha primeira bibliografia. Além dela, faço uma pequena citação do livro "A poética do banal" de Luis Humberto.
Como estou postando fora de casa, abaixo são as minhas únicas fotos que tenho no momento. Todas que faço por têm como base do que diz no texto abaixo: "Há por detrás das lentes um olho que escolhe, recorta e define o momento certo do clique deacordo com seus desejos."
Espero que gostem!



(By Aline Jesus - Praia de Botafogo - Março/2008)


A linguagem fotográfica gera em nós uma dupla sensação ao nos colocar a frente de algo que, ao mesmo tempo, está e não está ligado ao que chamamos de realidade. Uma fotografia é um pacote de informações na medida em que nos fornece dados sobre lugares, pessoas, épocas e acontecimentos. É nesse sentido que ela ganha um grande valor como registro histórico e, mais radicalmente, como documento de comprovação dos fatos. Vivemos em um mundo em que o olhar foi construído como o sentido mais adequado para conhecera as coisas, e nele a fotografia foi recebida como expressão plena, indiscutível e definida de um real imaginário.

"Fotografar é apropriar-se da coisa fotografada. Significa pôr a si mesmo em relação com o mundo, semelhante ao conheciemento, e portanto, ao poder" (Susan Sontag, Sobre Fotografia)



(By Aline Jesus - Urca - Março/2008)


A nossa percepção e apreciação de uma imagem depende do nosso modo de ver. O autor Luis Humberto em seu livro "Fotografia, a poética do banal" destaca que o instante acontece quando se dá o encaixe entre os significados descobertos no objeto de nosso interesse e alguma coisa pré-existente dentro de nós.
Há por detrás das lentes um olho que escolhe, recorta e define o momento certo do clique de acordo com seus desejos. Ao olharmos uma fotografia sabemos que o fotógrafo selecionou aquela vista dentro de outras possíveis.



"Fotos fornecem um testemunho. Algo de que ouvimos falar mas de que duvidamos parece comprovado quando nos mostram uma foto. Numa das versões da sua utilidade, o registro da câmera incrimina." ( Susan Sontag, Sobre Fotografia )






Nenhum comentário: