quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Disputa do espetáculo: Celebridades x Paparazzi



Nana Gouveia - quadra do Salgueiro ( Nov/2008)

Celebridades são divindades fabricadas e administradas, ícones midiáticos, deuses da vida cotidiana. Hoje o que garante a visibilidade das celebridades é a produção de suas identidades através da circulação das imagens, que acabam virando mercadoria. Essa visibilidade depende do aparecimento da imagem corporal em um veículo de comunicação, que acaba sendo muitas vezes transformada um espetáculo pela mídia, causando formas de sensacionalismo. Transformar pessoas anônimas em celebridades ou supervalorizar as que já têm fama, é um dos caprichos do espetáculo, que passa o reconhecimento à sociedade dessas pessoas como estrela. Para as celebridades que encaram de frente essa invasão de privacidade, acabam por fim tornando-se vítimas dos espetáculos com reversos que ocorrerem nessa busca incansável do privado, causando assim constrangimento e impacto na vida social, como por exemplo a morte da princesa Diana, em agosto de 1997.

Acidente - princesa Diana

A fotografia respalda um acontecimento, ou seja, a imagem serve para que as pessoas acreditem que é algo verdade, visto que a foto dá vida ao fato agregando valor à realidade, fazendo com que esta se torne visível. Os paparazzis, que têm a fascinação por registrar através de vários cliques as celebridades, fotografam muitas vezes a mesma coisa até conseguir dizer aquilo que se quer, acompanhando a rotina das celebridades a fim de despertar atenção da maior quantidade de pessoas possíveis. o trabalho desses profissionais é ir atrás do momento certo, ou seja, do inesperado, registrando assim formas de testemunhar o privado da vida das celebridades.
O objetivo dos paparazzis ao resultar a divulgação dessas imagens é mostrar que a câmera incrimina, ou seja, que ele selecionou “momentos” dentre outros possíveis, por exemplo, de uma atriz que estava dançando, mas que sem querer deixou aparecer sua calcinha. Essa pressão pela visibilidade que gera fotografias sensacionalistas, vem de uma intenção desses profissionais que possibilitam ver coisas que poderiam passar despercebidas.



Dado Dolabella e Luana Piovani flagrados na praia da Barra

Um comentário:

Alexandre Lancaster disse...

O pior é que eu não consegui deixar de não notar a foto que abre a matéria...XD